Gabaritos de Costura

Talvez você já até tenha visto esse DIY antes em algum lugar, mas como é uma ferramenta extremamente útil pra quem curte costura, achei que seria legal compartilhar. Eu uso em praticamente TODOS os meus projetos de Scrapbook, facilita muito.


Quando compro as caixas de bombons pra fazer os meus quadros decorativos, eu retiro a "tampa", que é feita com um plástico transparente (acetato). Vou usar esse material pra produzir os gabaritos, o qual pode ser substituído por qualquer outro tipo de material transparente resistente.


Recortei as laterais pra ficar com um pedaço liso.


Procurando "Gabarito de Costura" no Google, você vai encontrar vários tipos. É só imprimir a imagem. Dá também pra fazer os próprios desenhos.


Cole as laterais do papel impresso com fita adesiva sobre o acetato, e com um alfinete vá fazendo os furos conforme o desenho. Coloque um pedaço de EVA por baixo pra facilitar na furação, e proteja a sua mesa com uma base de corte.


Fica assim.


Agora, seguindo os furos do seu gabarito, vá furando o papel que será costurado.


Olha que efeito legal.


Gosto bastante também dos gabaritos de costura reta.


Nesse caso, eu costurei em X.

Apliquei essa técnica aqui, aqui e aqui também. Bem bacana né?
Uma ótima semana pra você.