Do início

Embalado por essa onda de nostalgia em que fui atirado logo cedo ao ler esse tweet, resolvi que desrascunharia (tiraria dos rascunhos) esse post que já está todo empoeirado no fundo da caixa dos rabiscos esquecidos, há mais de um ano.
Quando comecei o post fui inspirado por um outro do blog da Lolla que, infelizmente, não está mais no ar. O título era memórias de uma ex internauta, e se me lembro bem falava dos primórdios do mundo blogueiro.

Teve um pessoal que criou um post coletivo sobre o assunto e eu resolvi participar também, mesmo não estando no grupo. Juntar memórias e falar sobre coisas que me fizeram feliz é sempre muito bom.

Já comentei em algum lugar que tenho blog desde os 12 anos. Vários e vários "templates" (layout) existiram, e era uma das coisas que eu mais gostava de fazer, tanto que certa vez cogitei a ideia de cursar Web Design, mas depois acabei descobrindo essa minha paixão e não teve jeito. Infelizmente nenhum desses blogs podem ser acessados hoje porque com o tempo fui desativando e excluindo.
O negócio é que aprendi à mexer com Photoshop muito cedo, e no começo explorava ao máximo cada recurso que eu conhecia. Muitas vezes acabei exagerando demais e criando um verdadeiro carnaval, mas que atire o primeiro brush de folhas quem nunca exagerou. :P

Entrei no mundo em HTML através do meu primo (nunca perguntei pra ele como é que ele começou), e aos poucos fui conhecendo a linguagem em si. Logo depois surgiu a oportunidade de usar o WordPress e desde então nunca mais enfiei a cara num arquivo do bloco de notas (usando excessivamente o comando CTRL+F) alterando milimetricamente medidas para encaixar o post exatamente sob a imagem. Sou da época do HTML manual.
Não fui feliz com o WordPress, até porque sentia muita dificuldade de fazer qualquer coisa. Se eu disser que fui uma das pessoas que mais procurou tutoriais do assunto internet afora, talvez não esteja exagerando tanto. Dependi, e agradeço muito à ele, de um amigo que sempre teve mais facilidade pra essas coisas, mas o fato de não ter total autoria dos meus 'themes' me incomodava um pouco. Resolvi então sair dessa (triste) vida, e ser feliz com a simplicidade do blogger. Mantive o domínio que já havia sido comprado anteriormente na época wordpresiana e acabei perdendo todos os posts daquela época.

Fuçando em alguns servidores de imagens que usava, encontrei algumas de themes antigos. Os mais velhos ainda, da época dos candydolls vou ter que dar uma procurada nos arquivos obscuros do meu PC. Se encontrar alguma coisa volto pra fazer um edit. Não clique para ampliar. #vergonha


Voltando ao clima nostalgico, lembro que baixei muito template do byMarina e do Brumaximus, roubei endereços de arquivos .MIDI pra colocar música no blog, criei frases do tipo "não deixe o Pablo saber que você está aqui" pra ameaçar quem ousava fuçar meu código fonte, amava candydolls e alterava a roupa do bonequinho conforme as estações e tinha o maior orgulho de dizer que uma vez consegui fazer um deles piscar num gif. No Natal eu colocava um efeito de neve que caia sob a tela, mesmo suando de calor na cadeira enquanto fazia isso. Participei de vários concursos de blog, criei e administrei também dois ou três deles, já fiz um comentário padrão e copiei e colei em vários blogs ao mesmo tempo, perdi vários amigos virtuais nessa época. Passei madrugadas com a cara enfiada num bloco de notas e num arquivo do Paint (antes de descobrir o CS) pra desenvolver um template legal, uma vez criei um pro meu primo que era apaixonado pela Hilary Duff e para vários outros primos. Colocava no cantinho da imagem o endereço do meu blog, e ficava super feliz sempre que recebia um novo comentário, o blog meio que dependia deles pra existir. Naquela época eu me preocupava mais com o visual do blog do que com o conteúdo. Os posts tinham trilhões de emoctions personalizados conforme as cores do theme.

Tempo bom, aquele. Tenho o maior orgulho de dizer que sou um blogueiro idoso. :) Faça o teste aqui.