Um papo sobre gelatina

Se tem uma coisa que nunca deixei de gostar, desde criança, é gelatina. Minha mãe sempre fazia para as festinhas de aniversário, em copinhos de café. Aí era só esmagar o copinho plástico e chupar a pequena porção de gelatina. Achava uma delícia, principalmente as de uva.

Ontem a noite meu irmão comentou que haviam várias gelatinas no armário, e que precisávamos fazer, porque esquecemos de comprar qualquer tipo de doce quando fizemos compras. Lembramos apenas de pegar todos os tipos de comida rápida e prática (miojo, macarrão de microondas, hambúrguer, nuggets, sopa instantânea e etc). Tudo muito saudável, é claro! Só que não...
Depois de preparar arroz sem sal duas vezes seguidas, meio que desistimos de cozinhar, até porque minha vó e tia insistem em nos chamar para almoçar quase todos os dias, e moro muito perto de dois restaurantes.

Depois de lavar a louça, resolvi que faria as gelatinas à fim de ter algo doce pra comer. A ideia inicial era fazer quatro sabores cores e cortar em cubinhos, para depois comer com creme de leite e/ou leite condensado. Três, das quatro gelatinas tinham marcas conhecidas, apenas uma delas era de qualidade questionável. Enfim, foi por causa dessa marca desconhecida que não consegui o resultado esperado. A gelatina simplesmente se recusou a endurecer o suficiente a ponto de se tornar um cubo resistente. Pode reparar na foto, a cor amarela é a única que não endureceu.

{46/52} gelatina em cubos

Das próximas vezes vou tentar usar um pouco menos de água do que o 'modo de preparo' indica. E claro, só usar as marcas que sei que são boas.

Hoje acordei inspirado e resolvi acabar com as outras três gelatinas que estavam no armário. Procurei dicas de como criar uma gelatina em camadas e bem, virou quase isso. Meu erro foi colocar a segunda camada muito quente sob a primeira que não estava muito consistente, por isso ficou meio misturado assim.


Achei um pouco trabalhoso de preparar, não pelo fato de exigir habilidades culinárias, mas pelo fato de exigir muita, mas muuuita paciência. Isso que trabalhei com apenas três sabores diferentes, o que resulta em seis camadas e mais de 80 minutos de espera. Sem contar com as 3 horas para endurecer totalmente, antes de servir. Enfim, se um dia eu acordar inspirado e super paciente, com certeza vou tentar de novo, e pensar melhor na composição das cores.

A quem interessar, a receita é essa:

1 caixa de gelatina em pó sabor amora ou uva
1 caixa de gelatina em pó sabor tutti-frutti
1 caixa de gelatina em pó sabor limão
1 caixa de gelatina em pó sabor abacaxi
1 caixa de gelatina em pó sabor tangerina
1 caixa de gelatina em pó sabor morango
900 ml de água quente
900 ml de água gelada
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
Óleo para untar


1. Dissolver em 150 ml de água fervente o conteúdo da caixinha de gelatina, iniciando pelo primeiro sabor dos ingredientes.
2. Adicionar 150 ml de água gelada á mistura e mexer bem.
3. Em uma fôrma para pudim, com um furo no meio, untada com óleo, despejar metade da gelatina já dissolvida.
4. Em seguida levar ao congelador da geladeira por 10 minutos.
5. Com a metade da gelatina restante, misturar à ela 6 colheres de sopa de leite condensado e 4 colheres de leite de coco.
6. Passados os 10 minutos da gelatina no congelador, com bastante cuidado, despejar a mistura feita anteriormente e levar novamente para o congelador, dessa vez por 15 minutos.
7. Repetir o procedimento com os demais sabores, sempre obedecendo os tempos de 10 minutos para a camada de gelatina e 15 minutos para a camada do creme.
8. Após acrescentar a última camada de creme, de morango no caso, levar à geladeira por pelo menos 3 horas, desenformar no momento de servir e apreciar a receita.


{fonte}

A única coisa que fiz de diferente foi que, ao invés de usar leite de coco usei creme de leite, e coloquei apenas 4 colheres de sopa da mistura, pois fiquei com medo de a cor sumir e não endurecer direito. E claro, os sabores não foram tão variados.
Sofri bastante pra desenformar. O negócio grudou e não queria mais sair, usei até secador de cabelo, pra ter uma noção. Depois meu pai chacoalhou bastante até que saiu.
Não ficou tão bonito, mas ficou bem gostosinho. Valeu a experiência. = D