Projeto 52 Semanas · Jan/13

Não, eu não desisti do projeto esse ano. Dessa vez resolvi fazer um pouco diferente e me aventurar no mundo analógico. Ano passado o projeto me fez aprender muito da fotografia digital, e dessa vez quero aprender a aproveitar ao máximo da minha La Sardina, e principalmente da espontaneidade de suas fotos. Sem essa de tirar 10 fotos de uma mesma coisa até encontrar o ângulo e a iluminação perfeita. As fotos serão mesmo desfocadas, escuras ou claras demais, tremidas e tortas. Esse é o objetivo. Viva a lomografia! :D

Quando peguei nas mãos a digitalização do filme que usei no mês de janeiro fiquei muitíssimo chateado, e achei que realmente não poderia participar do projeto esse ano. Foi só quando abri o CD que a beleza ímpar que a La Sardina proporciona às fotos me fez reconsiderar a ideia e me animar de novo. Mudei um pouquinho o foco e acho que no fim vai ser até mais divertido.
De início eu estava seguindo a mesma ideia do ano passado, que era fotografar algo que representasse minha semana, mas fazer isso com a La Sardina é praticamente impossível, já que não tem como saber se aquela foto que você escolheu vai realmente sair. No meu caso NENHUMA das fotos que eu havia escolhido saíram. Não sei o que aconteceu, apenas 9 das 36 poses viraram fotos de verdade, as outras saíram totalmente pretas. Alguma coisa de errado eu estou fazendo. Vou fazer alguns testes nesse novo filme pra tentar descobrir.

Bom, a ideia agora é fotografar quase todos os dias para depois de digitalizadas escolher qual foto tirada na semana vai pro projeto, assim vou evitar meus chateamentos e acrescentar mais uma pitada de espontaneidade no negócio. Então, vamos às fotos... essas foram as tiradas durante as cinco primeiras semanas do ano.

{1/52} ano novo
Fiquei bem surpreso em ver que essa foto saiu. Jurava que se alguma fosse dar errado seriam essas que tirei do céu na virada do ano.

{2/52} p?
Pichação numa parede de uma antiga estação de trem aqui da minha cidade. Passo por ela todos os dias para ir e voltar do trabalho. Sempre me perguntei o que quer dizer.

{3/52} tomando chuva
Já nas primeiras semanas do ano a chuva veio e ficou alguns dias, para minha imensa alegria! Essa foto é de um dia que estava na rua e choveu tão forte que o vento quase me levou junto com o guarda chuva. 

{4/52} saudável
Esse ano descobri um restaurante novo. Super pequeno, mas uma delícia! A entrada é sempre uma salada deliciosa.

{5/52} árvores e flores
Estava passando pela rua e várias árvores carregadas de flores chamaram minha atenção. Voltei e fotografei.

E é isso... essas foram as fotos de janeiro. As outras que saíram no mesmo filme estão na pasta la sardina, no flickr. Talvez eu escolha alguma para fazer outro post, talvez não. Ainda não sei. Agora preciso me focar em tirar cada vez mais fotos analógicas.

Volto daqui a pouco com o outro projeto fotográfico. :B